Advisa Soluções em Informática
Último Preço de Compra
Definição
No Brasil, as empresas de varejo pagam impostos com base no último preço de compra dos itens recebidos. Portanto, o último preço de um movimento de entrada deve estar disponível no sistema.
Esse preço pode ser derivado de faturas ou transferências de entrada. Em empresas de varejo, é comum transferir o material de um centro de distribuição para armazéns. O centro de distribuição compra os materiais de um fornecedor e paga os impostos. Posteriormente, ao transferir os materiais para os armazéns, o centro de distribuição remetente tem a autorização para creditar os impostos.
Uso
O último preço de compra é utilizado no Esquema de Cálculo de Impostos Brasileiro (TAXBRJ), ao calcular certos tipos de impostos dos seguintes grupos de impostos:
- ICMS
- Substituição Tributária
- Reembolso
Procedimento
Acesse a Customização para Contabilidade Financeira em Configurações Globais de Contabilidade Financeira > Configuração contabilidade financeira > IVA > Configurações globais > Brasil > Definir Tipos de Imposto. Marque a caixa de seleção "Último PP" (Ativar Último Preço de Compra para Transferências de Estoque) para os seguintes grupos de impostos:
- ICMS
- Substituição Tributária
- Reembolso
Salve suas entradas.
Resultados
Ao ativar o último preço de compra para os grupos de impostos ICMS e Substituição Tributária, o sistema usa o último preço de compra do processo de Gerenciamento de Estoque (MM-IM) como base para o cálculo do imposto, influenciando os valores da nota fiscal. Por essa razão, um código de imposto deve ser utilizado com o tipo/condição de imposto, nos casos em que este indicador é definido; lançamentos na Contabilidade Financeira (FI) não são afetados.
Ao ativar o último preço de compra para os grupos de impostos de Reembolso, o sistema cria um lançamento de compensação no documento FI com base no imposto de média móvel. Esse valor não é transferido para a nota fiscal.
Cálculo do Último Preço de Compra
Uso
Você usa esta função para calcular o último preço de compra (LPP) para fins de tributação. O LPP é calculado para a unidade base de medida do item.
Integração
Esta função utiliza informações sobre recebimento de mercadorias e verificação de faturas do componente de Gestão de Materiais (MM).
Esta função também está integrada com o Esquema de Cálculo de Impostos Brasileiro (TAXBRJ).
Atividades
Depois de ativar o último preço de compra, o sistema o calcula usando duas fórmulas diferentes, dependendo dos dados disponíveis, conforme descrito abaixo:
1. Quando o recebimento de mercadorias para uma determinada compra foi registrado, o sistema usa a seguinte fórmula:
Todas as informações necessárias estão disponíveis nas tabelas internas referentes à tabela Segmento de Documento: Material (MSEG). A quantidade do recebimento de mercadorias ainda não está adicionada ao estoque total.
2. Quando a verificação da fatura para a mesma compra é registrada, o sistema recalcula o último preço de compra usando a seguinte fórmula:
A quantidade de recebimento de mercadorias já está incluída no estoque total e deve ser subtraída para o cálculo. A unidade base de medida não está diretamente disponível, por isso o sistema precisa calculá-la. Para isso, o sistema usa o numerador e o denominador das regras de conversão, definidas na conversão de unidades de medida do cadastro do material.
Exemplo
Considere uma fatura para parafusos. Os parafusos são pedidos por caixa. No entanto, o preço do fornecedor é de $10 por kg, e 1 kg de parafusos enche 24 caixas. Neste caso, “numerador / denominador” seria igual a “24 caixas / 1 kg”.
Comentários
Postar um comentário