Determinação e verificação de lote no SAP S/4HANA
A determinação de lote é um recurso importante no gerenciamento de lote que permite a determinação ou identificação automática de um lote de materiais durante uma transação comercial.
Por exemplo, a determinação de lote pode ser usada para recomendar automaticamente o lote de itens acabados que deve ser entregue a um cliente ou as matérias-primas que devem ser utilizadas durante a produção. O gerenciamento de lotes é uma prática comum entre empresas de manufatura e distribuição.
No SAP S/4HANA , a determinação automática de lotes é usada na gestão de estoques, produção, vendas e distribuição, e WM para selecionar lotes e alocá-los em uma ordem de produção, uma entrega ou uma saída de mercadorias/recebimento de mercadorias/transferência de mercadorias no estoque gerenciamento.
A configuração para determinação de lote é muito semelhante ao procedimento de cálculo de preços em compras. Para configurar o processo de determinação de lote, a seguinte sequência de etapas de configuração precisa ser concluída:
- Crie tabelas de condições.
- Atualizar a sequência de acesso à determinação de lote.
- Defina o tipo de estratégia de lote apropriado (como produção, vendas e distribuição, gerenciamento de armazém, etc.).
- Manter o procedimento de pesquisa em lote.
- Atribuir o procedimento de pesquisa de lote a entidades organizacionais (como área de vendas ou número de depósito) e ativar o procedimento de pesquisa de lote.
Examinaremos cada um desses processos com mais detalhes nas seções a seguir.
Pré-requisitos para determinação de lote SAP: Os pré-requisitos para determinação de lote são os seguintes:
- O nível do lote precisa ser definido na configuração.
- Os materiais devem ser gerenciados em lote.
- O material deve ser criado com a visualização de classificação no mestre de materiais.
Tabela de condições
As tabelas de condições são combinações de campos que formam a chave para a estratégia de pesquisa em lote. Esses campos determinam como os lotes serão pesquisados no sistema. Existem tabelas de condições pré-configuradas no SAP S/4HANA. O SAP reserva o intervalo de numeração de 000 a 500, e as seguintes áreas numéricas são reservadas para tabelas de condições no sistema standard:
- 00–09 Vendas e Distribuição
- 10–19 Gerenciamento de Armazém
- 20–29 Gerenciamento de estoque
- 30–39 Produção/Fabricação
Para criação personalizada de tabelas de condições, o intervalo de numeração 501 em diante pode ser usado.
A tabela de condições pode ser criada através do caminho de menu SPRO > Referência SAP IMG > Logística - Geral > Administração de lotes > Determinação e verificação de lotes > Tabela de condições . Alternativamente, você pode usar códigos de transação para criar tabelas de condições em áreas de processo individuais, como Transação OMA1 (para gerenciamento de estoque), Transação OPLB (para ordens de processo e produção), Transação V/C7 (para vendas e distribuição) e Transação OMK4 ( para WM).
A figura abaixo mostra uma tabela de condições customizada configurada na área de processo de vendas e distribuição.
4
Sequência de acesso para determinação de lote
A sequência de acesso para determinação de lote está associada à estratégia de pesquisa de lote. O objetivo principal da sequência de acesso é permitir o acesso sequencial às tabelas de condições pelo tipo de estratégia. O tipo de estratégia com sequência de acesso é de natureza automática. Os usuários não podem inserir ou editar manualmente a taxa ou o valor. Os usuários podem editar manualmente a taxa ou valor para quem não tem sequência de acesso.
O SAP S/4HANA fornece diversas sequências de acesso por padrão. Se necessário, você pode usá-los ou criar uma nova sequência de acesso personalizada. A tabela de condições escolhida na etapa anterior deve ser inserida na sequência de acesso na sequência adequada. A sequência de acesso pode conter uma ou mais tabelas de condições.
A configuração da sequência de acesso segue o caminho de menu SPRO > Referência SAP IMG > Logística - Geral > Administração de lotes > Determinação e verificação de lotes > Sequências de acesso . Como alternativa, você pode usar códigos de transação para manter a sequência de acesso em áreas de processo individuais, como Transação OMCX (para gerenciamento de estoque), Transação OPLF (para ordens de processo e produção), Transação V/C2 (para vendas e distribuição) e Transação OMKU. (para WM).
A próxima figura representa uma configuração típica em vendas e distribuição a partir da sequência de acesso que encapsula o acesso sequencial às tabelas de condições:
1: Sequência de Acesso
2: Dois “acessos” abaixo da Sequência de Acesso
3: Número da tabela de condições
4: Indicador Int para considerar valor NULL no documento de registros de condições
Essas tabelas de condições são coleções de campos que buscam os valores ou taxas dos campos da transação SAP correspondente.
Tipos de estratégia
O tipo de estratégia determina o tipo de condições e critérios aplicados durante o processo de determinação de lote. Os critérios de seleção e as regras de ordenação utilizadas nos procedimentos de determinação de lote são armazenados na configuração do tipo de estratégia. Os critérios de seleção ou a classe de pesquisa são utilizados para pesquisar lotes de acordo com seus valores característicos.
Os tipos de estratégia são usados, em última análise, para criar os dados mestre de pesquisa de lote ou o registro de condição de pesquisa de lote, para que o sistema saiba o nível exato em que a pesquisa de lotes deve ser executada, juntamente com as regras de seleção/classificação desses lotes. A classe de pesquisa não é atribuída ao material, mas é uma classe de lote separada que precisa ser criada e atribuída ao material. Esta classe de lote terá as características e quando o lote for criado, esses valores de características serão preenchidos.
A classe de seleção (Transação BMC1/BMC2/BMC3) é utilizada para auxiliar o sistema a escolher um determinado lote com base nas características e seus valores fixos. As regras de classificação (Transações CU70/CU71/CU72) são usadas para ajudar o sistema a classificar os lotes de acordo com as características de classe fornecidas.
A próxima figura mostra a atribuição da classe de seleção (1) e regra de classificação para a estratégia de pesquisa em lote (2). Na regra de classificação (3), marcar a caixa de seleção Crescente para características representa o primeiro vencimento, primeiro a sair (FEFO), enquanto selecionar Decrescente representa a opção último a entrar, primeiro a sair (LIFO).
O caminho do menu de configuração para atualizar tipos de estratégia de pesquisa de lote é SPRO > Referência SAP IMG > Logística - Geral > Administração de lote > Determinação e verificação de lote > Tipos de estratégia . Alternativamente, você pode usar códigos de transação para manter tipos de estratégia: Transação OMCW (para gerenciamento de estoque), Transação OPLE (para ordens de processo e produção), Transação V/C1 (para vendas e distribuição) e Transação OMKT (para WM).
A próxima figura representa a configuração da estratégia de determinação de lotes em vendas e distribuição.
Em seguida, atribua a classe de seleção à estratégia e utilize-a nos dados mestre do registro de condições. Nos registros de condição, é necessário inserir os valores fixos necessários em relação a quaisquer características de classe que você deseja utilizar para pesquisar os lotes.
Procedimento de pesquisa em lote
Um procedimento de pesquisa em lote pode ter um ou vários tipos de estratégia de pesquisa atribuídos em prioridade sequencial. O procedimento de pesquisa em lote torna-se assim a configuração final que mantém unida a configuração de pesquisa total. A figura a seguir representa a configuração do procedimento de pesquisa em lote para vendas e distribuição.
O caminho do menu de configuração para atualizar procedimentos de pesquisa de lote é SPRO > Referência SAP IMG > Logística - Geral > Administração de lotes > Determinação e verificação de lote > Definição de procedimento de pesquisa de lote . Alternativamente, você pode usar códigos de transação para manter procedimentos de pesquisa em lote: Transação OMCY (para gerenciamento de estoque), Transação OPLG (para ordens de processo e produção), Transação V/C3 (para vendas e distribuição) e Transação OMKV (para WM).
Alocação de procedimento de pesquisa em lote e ativação de verificação
Finalmente, o procedimento de pesquisa em lote é alocado em diferentes campos por área de processo. Na administração de estoques, os procedimentos de pesquisa de lote são atribuídos aos tipos de movimento. Nas ordens de produção ou de processo, os procedimentos de pesquisa de lote são atribuídos aos centros de produção e aos tipos de ordem. Em vendas e distribuição, os procedimentos de pesquisa em lote são atribuídos às áreas de vendas e aos tipos de documentos de vendas. No WM, os procedimentos de pesquisa de lote são atribuídos ao número do armazém e também podem ser atribuídos à combinação número do armazém + tipo de movimento.
O caminho do menu de configuração para atualizar alocações de procedimento de pesquisa em lote é SPRO > Referência SAP IMG > Logística - Geral > Administração de lotes > Determinação de lote e verificação de lote > Alocação de procedimento de pesquisa em lote e ativação de cheque . Alternativamente, você pode usar códigos de transação para manter alocações de procedimento de pesquisa em lote: Transação OMCG (para gerenciamento de estoque), Transação OPL8 (para ordens de processo e produção), Transação V/C5 (para vendas e distribuição) e Transação OMK1 (para WM) .
Esta figura representa a atribuição na área de processo de vendas e distribuição.
Ativar determinação automática de lote em SD
Nesta etapa, a determinação automática de lotes para categorias de ordem ou item de remessa pode ser ativada. Ao inserir um item do pedido ou item de remessa, a determinação do lote é acionada automaticamente.
O caminho do menu de configuração para manter a estratégia de pesquisa de lote é SPRO > Referência SAP IMG > Logística - Geral > Gerenciamento de lote > Determinação de lote e verificação de lote > Ativar determinação automática de lote em SD (transação V/CA), conforme mostrado na figura final.
Comentários
Postar um comentário