Como os processos logísticos se comparam entre SAP ERP e SAP S/4HANA?

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Com o advento do SAP S/4HANA em meados da década de 2010, a SAP empreendeu uma grande mudança na forma como fornecia capacidades logísticas aos clientes.

 

Nesta postagem do blog, veremos como a logística no SAP S/4HANA se compara à logística na solução SAP ERP .

 

Logística no SAP ERP

O SAP ERP incluía a principal oferta logística da SAP até a chegada do SAP S/4HANA. Ele se concentrou em três áreas principais: compras e execução logística, desenvolvimento e fabricação de produtos e vendas e serviços.

 

Para compras e execução logística, o SAP ERP se concentrou na redução de custos de compras, fornecendo gerenciamento aprofundado de estoque e gerenciando um armazém eficiente.

 

Para desenvolvimento e fabricação de produtos, o SAP ERP se concentrou na melhoria dos processos de produção, que incluíam planejamento de produtos, programação mestre de produção e planejamento de requisitos de materiais. Para a fabricação, isso incluiu suporte técnico de produção, manutenção da planta e gerenciamento de qualidade.

 

Para vendas e serviços, o SAP ERP se concentrou no gerenciamento de pedidos de vendas, desde o pedido até a entrega (incluindo gerenciamento de transporte) e no atendimento ao cliente, como reparos e garantias.

 

Logística no SAP S/4HANA

SAP S/4HANA oferece quatro linhas de negócios relacionadas a processos logísticos : Sourcing e Aquisição, Manufatura, Cadeia de Suprimentos e Gestão de Ativos. Vejamos cada um brevemente.

 

SAP S/4HANA Sourcing e Compras

Na linha de negócios Sourcing and Procurement, a SAP auxilia os usuários na identificação e aquisição de materiais por meio de compras estendidas, compras operacionais, gerenciamento de contratos e fornecedores e muito mais. Soluções periféricas como SAP Ariba e SAP Fieldglass são consideradas parte da linha de negócios de Sourcing e Procurement.

 

Manufatura

Com a linha de negócios de Manufatura, a SAP auxilia os usuários na criação de produtos por meio de manufatura responsiva, operações de produção, agendamento e planejamento de entrega, gerenciamento de qualidade e muito mais. Processos legados, como a extensão de manufatura SAP Manufacturing Integration and Intelligence (SAP MII), qualidade e gerenciamento de problemas de qualidade e planejamento e controle de produção são considerados parte da linha de negócios de Manufatura.

 

Cadeia de mantimentos

A linha de negócios Supply Chain auxilia os usuários no planejamento geral dos negócios, bem como no armazenamento e envio de produtos quando adquiridos. Abrange processos que incluem planejamento de produção, rastreabilidade de lotes, armazenamento e gerenciamento de estoque. Soluções como SAP Integrated Business Planning (SAP IBP) e versões incorporadas do SAP Extended Warehouse Management e SAP Transportation Management são consideradas parte da linha de negócios Supply Chain.

 

Gestão de ativos

Na linha de negócios de gerenciamento de ativos, a SAP auxilia os usuários no cuidado de itens internos do ponto de vista da manutenção. Soluções de gerenciamento de manutenção, como SAP Enterprise Asset Management (SAP EAM) e ferramentas de monitoramento e relatórios EHS, são consideradas parte da linha de negócios de gerenciamento de ativos.

 

Qual a diferença entre o SAP S/4HANA Logistics e o SAP ERP Logistics?

A mudança mais marcante na logística do novo pacote foi a retirada do conceito do módulo SAP ERP e o advento das linhas de negócios SAP S/4HANA. No pacote legado, os usuários utilizariam rotineiramente módulos como gerenciamento de materiais , gerenciamento de armazém, manutenção de fábrica, etc. Estas já não existem;  todas as funcionalidades logísticas permanecem acessíveis no novo pacote, é claro, mas dentro das quatro linhas de negócios logísticos (LoB). Essa mudança foi feita propositalmente pela SAP para distribuir melhor as funcionalidades e reunir processos semelhantes.

 

Além disso, são fundamentais para a solução logística SAP S/4HANA as melhorias de processos e relatórios disponíveis através da arquitetura in-memory do SAP HANA; A SAP afirma que os tempos de geração de relatórios no SAP S/4HANA são 1.800 vezes mais rápidos do que no SAP ERP. Muitos relatórios, como o Resource Scheduling for Maintenance Planners e o Maintenance Scheduling Board, podem ser executados com aplicativos SAP Fiori projetados pensando no usuário final. Novas opções, como manutenção preditiva e MRP preditivo, introduzem tecnologias inteligentes aos usuários SAP, e o SAP S/4HANA é compatível com a Indústria 4.0 .

 

Mapas de valor logístico SAP S/4HANA

Há uma série de benefícios em migrar para o SAP S/4HANA para logística. A SAP os expôs em mapas, que discutiremos nas seções a seguir.

 

Compra simplificada para pagamento

O mapa de valor simplificado da aquisição ao pagamento ajuda as empresas a gerenciar a função de compras com mais eficiência, aproveitando o sistema central SAP S/4HANA e a funcionalidade baseada em funções. A funcionalidade disponível neste mapa de valor fornece ao negócio informações para tomar decisões de aquisição mais informadas.

 

Este mapa de valor inclui compras operacionais, Sourcing colaborativo e gerenciamento de contratos, gerenciamento básico de estoque e armazém, gerenciamento de faturas e contas a pagar, gerenciamento de fornecedores e análise de compras. Vamos explorar isso mais detalhadamente.

 

A compra operacional inclui as seguintes funções:

  • Requisição de autoatendimento: aquisição do usuário final aproveitando preços de catálogo e fornecedores aprovados
  • Processamento de requisitos: requisições automatizadas e manuais, incluindo o processo de aprovações
  • Processamento de pedidos de compra: Simplificação das atividades do comprador, aproveitando ferramentas aprimoradas de processamento de pedidos de compra
  • Colaboração na ordem de compra: Comunicação de atividades de aquisição com fornecedores
  • Compra e entrada de serviços: Maior automação nos processos de requisição e aprovação para capacitar os compradores na compra de serviços 

O sourcing colaborativo e o gerenciamento de contratos incluem as seguintes funções: 

  • Atribuição de origem: Automação das tarefas de atribuição de origem e tarefas de Sourcing operacional
  • Gestão de contratos operacionais: Gestão da operação do contrato para maximizar o valor dos contratos existentes 

O gerenciamento básico de estoque e armazém inclui as seguintes funções: 

  • Saída de mercadorias: Processos de armazém de saída para alinhar com a demanda e minimizar a interrupção do cliente
  • Recebimento de mercadorias: Processos de entrada que permitem processamento sistêmico em segundo plano
  • Gestão básica de armazém: operações de armazém para agilizar o fluxo de materiais em um armazém
  • Remessa básica: Automação de processos de remessa 

A gestão de faturas e contas a pagar inclui as seguintes funções: 

  • Processamento de faturas: processo de gerenciamento de faturas desde o recebimento até a reconciliação
  • Contas a pagar: Gerenciamento de dados a pagar recebidos do fornecedor
  • Colaboração de faturas: automação das comunicações de faturas com o fornecedor 

A gestão de fornecedores inclui as seguintes funções: 

  • Classificação e segmentação: visibilidade em categorias de fornecedores e tipos de despesas
  • Avaliação de fornecedores: Gestão do desempenho do fornecedor 

A análise de compras inclui as seguintes funções: 

  • Visibilidade de gastos: monitoramento em tempo real dos gastos do fornecedor com foco em oportunidades de economia
  • Relatórios e monitoramento em tempo real: Relatórios e monitoramento do comprador em todos os elementos de compra 

Plano acelerado para produto

O mapa de valor acelerado do plano ao produto inclui todas as funcionalidades, desde o design do produto até a montagem da produção. Ele fornece todas as funcionalidades necessárias para dar suporte a todas as áreas do ciclo de vida do produto.

 

Este mapa de valor inclui controle de projeto e desenvolvimento de produto, engenharia de produção, planejamento de produção, operações de produção, gestão de qualidade e gestão de manutenção. Vamos explorar isso mais detalhadamente.

 

O controle de projetos e desenvolvimento de produtos inclui as seguintes funções: 

  • Controle financeiro do projeto: Gerenciamento dos gastos de produção, alavancando custos planejados versus custos reais
  • Controle logístico do projeto: Gerenciamento da logística do projeto, incluindo recursos e materiais
  • Base de desenvolvimento de produtos: Processos novos e simplificados de introdução de produtos

A engenharia de produção inclui as seguintes funções: 

  • Gerenciamento de lista de materiais de produção (BOM): Processos e integrações entre engenharia de produção e outros departamentos integrados
  • Gerenciamento de receitas/roteamentos: Processos para criação de produtos
  • Planejamento de inspeção: Processos para garantir a qualidade no processo produtivo 

O planejamento da produção inclui as seguintes funções: 

  • Planejamento de necessidades de materiais (MRP): Processos para planejadores no monitoramento da produção e do tempo de produção de materiais
  • Pedido básico promissor/disponível para promessa (ATP): Integração de datas de produção e compromissos de pedido do cliente 

As operações de produção incluem as seguintes funções: 

  • Controle de produção: Gerenciamento de operações de produção, como liberação de ordens de produção
  • Execução básica de produção: Gestão de operações de produção em andamento
  • Subcontratação básica: Otimizando processos de subcontratação, como planejamento, execução e monitoramento de operações de subcontratação
  • Processamento externo básico: Gestão de operações de produção externa
  • Fabricação repetitiva: Controlar processos de fabricação repetitivos, incluindo cronogramas de produção
  • Kanban: Gestão de preparação de materiais aproveitando os princípios Lean
  • Processamento de saída Just - in - time (JIT)Integração dos princípios Lean JIT no processo de fabricação
  • Processamento de entrada JIT: seguir processos de entrada JIT para agilizar as operações de produção em alinhamento com a demanda do cliente 

A gestão da qualidade inclui as seguintes funções: 

  • Engenharia da qualidade: Integração da gestão da qualidade no processo de desenvolvimento de novos produtos
  • Inspeção de qualidade: Integração de processos de gestão de qualidade em toda a fabricação, expedição e aquisição
  • Melhoria da qualidade: Visibilidade em relatórios e análises de qualidade 

A gestão da manutenção inclui as seguintes funções: 

  • Planejamento e programação de manutenção: O planejamento e gerenciamento de atividades de manutenção em todas as operações da cadeia de suprimentos
  • Execução de manutenção: A execução de operações de manutenção 

Ordem até o pagamento otimizada

O mapa de valor otimizado do pedido ao pagamento permite um processo simplificado, desde o gerenciamento de cotações até a entrega e pagamento ao cliente. Ele permite insights sobre os requisitos e painéis do cliente em tempo real, o que fornece tempos de resposta rápidos às demandas do cliente e informações mais precisas e oportunas.

 

Este mapa de valor inclui gerenciamento de pedidos e contratos e processamento de contas a receber. Vamos explorar isso mais detalhadamente.

 

A gestão de pedidos e contratos inclui as seguintes funções: 

  • Gerenciamento de dados mestre de vendas: dados mestre de vendas simplificados em toda a organização
  • Gestão de contratos de vendas: Gestão de contratos de vendas com foco em contratos planejados versus contratos reais
  • Gerenciamento e processamento de pedidos de vendas: Integração do gerenciamento de pedidos de vendas, desde a cotação até o reconhecimento de receita
  • Faturamento e faturamento: Processos de faturamento simplificados
  • Gerenciamento de reclamações, devoluções e reembolsos: Processamento simplificado de reclamações e devoluções
  • Monitoramento e análise de vendas: informações de vendas centralizadas para análises históricas e preditivas 

O processamento de contas a receber inclui a seguinte função: 

  • Contas a receber: Gerenciamento de dados de contas a receber aproveitando a automação para todos os clientes 

Solicitação de serviço aprimorada

A solicitação de serviço aprimorada tem como alvo os processos de negócios de vendas e serviços de pós-venda. Ele fornece funcionalidade para gerenciamento de base instalada, contratos de pós-venda e processos de negócios de gerenciamento de serviços internos.

 

Este mapa de valor inclui gerenciamento de dados mestre de serviço, gerenciamento de serviço, gerenciamento de peças de serviço e gerenciamento de contrato de serviço. Vamos explorar isso mais detalhadamente. O gerenciamento de dados mestre de serviço inclui as seguintes funções: 

  • Ativos técnicos, estruturas e histórico: Coleta e gerenciamento de dados mestres técnicos
  • Lista de tarefas de serviço e catálogos: Agregação de tarefas de serviço semelhantes para processamento de serviço mais rápido
  • Plano de serviço/manutenção e agendamento de eventos: Gerenciamento e planejamento de tarefas de serviço recorrentes 

O gerenciamento de serviços inclui as seguintes funções: 

  • Iniciação de serviço: Avaliação de solicitações de serviço e determinação da relevância do serviço
  • Planejamento e programação de serviços: Gerenciamento e programação de atividades de serviço
  • Execução e entrega de serviço: Administração de tarefas de serviço ao longo de todo o processo de serviço
  • Cumprimento do serviço: gerenciamento de custos ao longo do ciclo de vida do serviço
  • Faturamento e liquidação de serviços: Geração de faturamento de serviços
  • Gestão de reclamações, devoluções e reembolsos: gestão do ciclo de vida das reclamações e integração nos processos de serviço 

O gerenciamento de peças de reposição inclui as seguintes funções: 

  • Armazenamento de peças de reposição: armazenamento otimizado projetado especificamente para peças de reposição
  • Atendimento de peças de reposição: gerenciamento aprimorado de peças de reposição, desde o planejamento até o atendimento ao cliente 

O gerenciamento de contratos de serviço inclui as seguintes funções: 

  • Gestão de contratos operacionais: Otimização de contratos de serviços e monitoramento do faturamento de serviços
  • Gestão de garantia: Gestão de processos de garantia, incluindo criação de garantia e gestão de reclamações

Benefícios da mudança para SAP S/4HANA para logística

Mudar para SAP S/4HANA para logística oferece inúmeras vantagens em relação ao sistema SAP ERP tradicional. Ao contrário da estrutura modular do SAP ERP, o SAP S/4HANA consolida a funcionalidade logística em linhas de negócios, agilizando processos e aproveitando o SAP HANA. Com processos simplificados da aquisição ao pagamento, ciclos acelerados do planejamento ao produto, fluxos de trabalho otimizados do pedido ao pagamento e recursos aprimorados da solicitação ao serviço, o aumento da eficiência e a melhor tomada de decisões em logística estão a apenas uma migração de distância!


 


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