Como os processos logísticos se comparam entre SAP ERP e SAP S/4HANA?
ADVISA Soluções em Informática
Com o advento do SAP S/4HANA em meados da década de 2010, a SAP empreendeu uma grande mudança na forma como fornecia capacidades logísticas aos clientes.
Nesta postagem do blog, veremos como a logística no SAP S/4HANA se compara à logística na solução SAP ERP .
Logística no SAP ERP
O SAP ERP incluía a principal oferta logística da SAP até a chegada do SAP S/4HANA. Ele se concentrou em três áreas principais: compras e execução logística, desenvolvimento e fabricação de produtos e vendas e serviços.
Para compras e execução logística, o SAP ERP se concentrou na redução de custos de compras, fornecendo gerenciamento aprofundado de estoque e gerenciando um armazém eficiente.
Para desenvolvimento e fabricação de produtos, o SAP ERP se concentrou na melhoria dos processos de produção, que incluíam planejamento de produtos, programação mestre de produção e planejamento de requisitos de materiais. Para a fabricação, isso incluiu suporte técnico de produção, manutenção da planta e gerenciamento de qualidade.
Para vendas e serviços, o SAP ERP se concentrou no gerenciamento de pedidos de vendas, desde o pedido até a entrega (incluindo gerenciamento de transporte) e no atendimento ao cliente, como reparos e garantias.
Logística no SAP S/4HANA
SAP S/4HANA oferece quatro linhas de negócios relacionadas a processos logísticos : Sourcing e Aquisição, Manufatura, Cadeia de Suprimentos e Gestão de Ativos. Vejamos cada um brevemente.
SAP S/4HANA Sourcing e Compras
Na linha de negócios Sourcing and Procurement, a SAP auxilia os usuários na identificação e aquisição de materiais por meio de compras estendidas, compras operacionais, gerenciamento de contratos e fornecedores e muito mais. Soluções periféricas como SAP Ariba e SAP Fieldglass são consideradas parte da linha de negócios de Sourcing e Procurement.
Manufatura
Com a linha de negócios de Manufatura, a SAP auxilia os usuários na criação de produtos por meio de manufatura responsiva, operações de produção, agendamento e planejamento de entrega, gerenciamento de qualidade e muito mais. Processos legados, como a extensão de manufatura SAP Manufacturing Integration and Intelligence (SAP MII), qualidade e gerenciamento de problemas de qualidade e planejamento e controle de produção são considerados parte da linha de negócios de Manufatura.
Cadeia de mantimentos
A linha de negócios Supply Chain auxilia os usuários no planejamento geral dos negócios, bem como no armazenamento e envio de produtos quando adquiridos. Abrange processos que incluem planejamento de produção, rastreabilidade de lotes, armazenamento e gerenciamento de estoque. Soluções como SAP Integrated Business Planning (SAP IBP) e versões incorporadas do SAP Extended Warehouse Management e SAP Transportation Management são consideradas parte da linha de negócios Supply Chain.
Gestão de ativos
Na linha de negócios de gerenciamento de ativos, a SAP auxilia os usuários no cuidado de itens internos do ponto de vista da manutenção. Soluções de gerenciamento de manutenção, como SAP Enterprise Asset Management (SAP EAM) e ferramentas de monitoramento e relatórios EHS, são consideradas parte da linha de negócios de gerenciamento de ativos.
Qual a diferença entre o SAP S/4HANA Logistics e o SAP ERP Logistics?
A mudança mais marcante na logística do novo pacote foi a retirada do conceito do módulo SAP ERP e o advento das linhas de negócios SAP S/4HANA. No pacote legado, os usuários utilizariam rotineiramente módulos como gerenciamento de materiais , gerenciamento de armazém, manutenção de fábrica, etc. Estas já não existem; todas as funcionalidades logísticas permanecem acessíveis no novo pacote, é claro, mas dentro das quatro linhas de negócios logísticos (LoB). Essa mudança foi feita propositalmente pela SAP para distribuir melhor as funcionalidades e reunir processos semelhantes.
Além disso, são fundamentais para a solução logística SAP S/4HANA as melhorias de processos e relatórios disponíveis através da arquitetura in-memory do SAP HANA; A SAP afirma que os tempos de geração de relatórios no SAP S/4HANA são 1.800 vezes mais rápidos do que no SAP ERP. Muitos relatórios, como o Resource Scheduling for Maintenance Planners e o Maintenance Scheduling Board, podem ser executados com aplicativos SAP Fiori projetados pensando no usuário final. Novas opções, como manutenção preditiva e MRP preditivo, introduzem tecnologias inteligentes aos usuários SAP, e o SAP S/4HANA é compatível com a Indústria 4.0 .
Mapas de valor logístico SAP S/4HANA
Há uma série de benefícios em migrar para o SAP S/4HANA para logística. A SAP os expôs em mapas, que discutiremos nas seções a seguir.
Compra simplificada para pagamento
O mapa de valor simplificado da aquisição ao pagamento ajuda as empresas a gerenciar a função de compras com mais eficiência, aproveitando o sistema central SAP S/4HANA e a funcionalidade baseada em funções. A funcionalidade disponível neste mapa de valor fornece ao negócio informações para tomar decisões de aquisição mais informadas.
Este mapa de valor inclui compras operacionais, Sourcing colaborativo e gerenciamento de contratos, gerenciamento básico de estoque e armazém, gerenciamento de faturas e contas a pagar, gerenciamento de fornecedores e análise de compras. Vamos explorar isso mais detalhadamente.
A compra operacional inclui as seguintes funções:
- Requisição de autoatendimento: aquisição do usuário final aproveitando preços de catálogo e fornecedores aprovados
- Processamento de requisitos: requisições automatizadas e manuais, incluindo o processo de aprovações
- Processamento de pedidos de compra: Simplificação das atividades do comprador, aproveitando ferramentas aprimoradas de processamento de pedidos de compra
- Colaboração na ordem de compra: Comunicação de atividades de aquisição com fornecedores
- Compra e entrada de serviços: Maior automação nos processos de requisição e aprovação para capacitar os compradores na compra de serviços
O sourcing colaborativo e o gerenciamento de contratos incluem as seguintes funções:
- Atribuição de origem: Automação das tarefas de atribuição de origem e tarefas de Sourcing operacional
- Gestão de contratos operacionais: Gestão da operação do contrato para maximizar o valor dos contratos existentes
O gerenciamento básico de estoque e armazém inclui as seguintes funções:
- Saída de mercadorias: Processos de armazém de saída para alinhar com a demanda e minimizar a interrupção do cliente
- Recebimento de mercadorias: Processos de entrada que permitem processamento sistêmico em segundo plano
- Gestão básica de armazém: operações de armazém para agilizar o fluxo de materiais em um armazém
- Remessa básica: Automação de processos de remessa
A gestão de faturas e contas a pagar inclui as seguintes funções:
- Processamento de faturas: processo de gerenciamento de faturas desde o recebimento até a reconciliação
- Contas a pagar: Gerenciamento de dados a pagar recebidos do fornecedor
- Colaboração de faturas: automação das comunicações de faturas com o fornecedor
A gestão de fornecedores inclui as seguintes funções:
- Classificação e segmentação: visibilidade em categorias de fornecedores e tipos de despesas
- Avaliação de fornecedores: Gestão do desempenho do fornecedor
A análise de compras inclui as seguintes funções:
- Visibilidade de gastos: monitoramento em tempo real dos gastos do fornecedor com foco em oportunidades de economia
- Relatórios e monitoramento em tempo real: Relatórios e monitoramento do comprador em todos os elementos de compra
Plano acelerado para produto
O mapa de valor acelerado do plano ao produto inclui todas as funcionalidades, desde o design do produto até a montagem da produção. Ele fornece todas as funcionalidades necessárias para dar suporte a todas as áreas do ciclo de vida do produto.
Este mapa de valor inclui controle de projeto e desenvolvimento de produto, engenharia de produção, planejamento de produção, operações de produção, gestão de qualidade e gestão de manutenção. Vamos explorar isso mais detalhadamente.
O controle de projetos e desenvolvimento de produtos inclui as seguintes funções:
- Controle financeiro do projeto: Gerenciamento dos gastos de produção, alavancando custos planejados versus custos reais
- Controle logístico do projeto: Gerenciamento da logística do projeto, incluindo recursos e materiais
- Base de desenvolvimento de produtos: Processos novos e simplificados de introdução de produtos
A engenharia de produção inclui as seguintes funções:
- Gerenciamento de lista de materiais de produção (BOM): Processos e integrações entre engenharia de produção e outros departamentos integrados
- Gerenciamento de receitas/roteamentos: Processos para criação de produtos
- Planejamento de inspeção: Processos para garantir a qualidade no processo produtivo
O planejamento da produção inclui as seguintes funções:
- Planejamento de necessidades de materiais (MRP): Processos para planejadores no monitoramento da produção e do tempo de produção de materiais
- Pedido básico promissor/disponível para promessa (ATP): Integração de datas de produção e compromissos de pedido do cliente
As operações de produção incluem as seguintes funções:
- Controle de produção: Gerenciamento de operações de produção, como liberação de ordens de produção
- Execução básica de produção: Gestão de operações de produção em andamento
- Subcontratação básica: Otimizando processos de subcontratação, como planejamento, execução e monitoramento de operações de subcontratação
- Processamento externo básico: Gestão de operações de produção externa
- Fabricação repetitiva: Controlar processos de fabricação repetitivos, incluindo cronogramas de produção
- Kanban: Gestão de preparação de materiais aproveitando os princípios Lean
- Processamento de saída Just - in - time (JIT): Integração dos princípios Lean JIT no processo de fabricação
- Processamento de entrada JIT: seguir processos de entrada JIT para agilizar as operações de produção em alinhamento com a demanda do cliente
A gestão da qualidade inclui as seguintes funções:
- Engenharia da qualidade: Integração da gestão da qualidade no processo de desenvolvimento de novos produtos
- Inspeção de qualidade: Integração de processos de gestão de qualidade em toda a fabricação, expedição e aquisição
- Melhoria da qualidade: Visibilidade em relatórios e análises de qualidade
A gestão da manutenção inclui as seguintes funções:
- Planejamento e programação de manutenção: O planejamento e gerenciamento de atividades de manutenção em todas as operações da cadeia de suprimentos
- Execução de manutenção: A execução de operações de manutenção
Ordem até o pagamento otimizada
O mapa de valor otimizado do pedido ao pagamento permite um processo simplificado, desde o gerenciamento de cotações até a entrega e pagamento ao cliente. Ele permite insights sobre os requisitos e painéis do cliente em tempo real, o que fornece tempos de resposta rápidos às demandas do cliente e informações mais precisas e oportunas.
Este mapa de valor inclui gerenciamento de pedidos e contratos e processamento de contas a receber. Vamos explorar isso mais detalhadamente.
A gestão de pedidos e contratos inclui as seguintes funções:
- Gerenciamento de dados mestre de vendas: dados mestre de vendas simplificados em toda a organização
- Gestão de contratos de vendas: Gestão de contratos de vendas com foco em contratos planejados versus contratos reais
- Gerenciamento e processamento de pedidos de vendas: Integração do gerenciamento de pedidos de vendas, desde a cotação até o reconhecimento de receita
- Faturamento e faturamento: Processos de faturamento simplificados
- Gerenciamento de reclamações, devoluções e reembolsos: Processamento simplificado de reclamações e devoluções
- Monitoramento e análise de vendas: informações de vendas centralizadas para análises históricas e preditivas
O processamento de contas a receber inclui a seguinte função:
- Contas a receber: Gerenciamento de dados de contas a receber aproveitando a automação para todos os clientes
Solicitação de serviço aprimorada
A solicitação de serviço aprimorada tem como alvo os processos de negócios de vendas e serviços de pós-venda. Ele fornece funcionalidade para gerenciamento de base instalada, contratos de pós-venda e processos de negócios de gerenciamento de serviços internos.
Este mapa de valor inclui gerenciamento de dados mestre de serviço, gerenciamento de serviço, gerenciamento de peças de serviço e gerenciamento de contrato de serviço. Vamos explorar isso mais detalhadamente. O gerenciamento de dados mestre de serviço inclui as seguintes funções:
- Ativos técnicos, estruturas e histórico: Coleta e gerenciamento de dados mestres técnicos
- Lista de tarefas de serviço e catálogos: Agregação de tarefas de serviço semelhantes para processamento de serviço mais rápido
- Plano de serviço/manutenção e agendamento de eventos: Gerenciamento e planejamento de tarefas de serviço recorrentes
O gerenciamento de serviços inclui as seguintes funções:
- Iniciação de serviço: Avaliação de solicitações de serviço e determinação da relevância do serviço
- Planejamento e programação de serviços: Gerenciamento e programação de atividades de serviço
- Execução e entrega de serviço: Administração de tarefas de serviço ao longo de todo o processo de serviço
- Cumprimento do serviço: gerenciamento de custos ao longo do ciclo de vida do serviço
- Faturamento e liquidação de serviços: Geração de faturamento de serviços
- Gestão de reclamações, devoluções e reembolsos: gestão do ciclo de vida das reclamações e integração nos processos de serviço
O gerenciamento de peças de reposição inclui as seguintes funções:
- Armazenamento de peças de reposição: armazenamento otimizado projetado especificamente para peças de reposição
- Atendimento de peças de reposição: gerenciamento aprimorado de peças de reposição, desde o planejamento até o atendimento ao cliente
O gerenciamento de contratos de serviço inclui as seguintes funções:
- Gestão de contratos operacionais: Otimização de contratos de serviços e monitoramento do faturamento de serviços
- Gestão de garantia: Gestão de processos de garantia, incluindo criação de garantia e gestão de reclamações
Benefícios da mudança para SAP S/4HANA para logística
Mudar para SAP S/4HANA para logística oferece inúmeras vantagens em relação ao sistema SAP ERP tradicional. Ao contrário da estrutura modular do SAP ERP, o SAP S/4HANA consolida a funcionalidade logística em linhas de negócios, agilizando processos e aproveitando o SAP HANA. Com processos simplificados da aquisição ao pagamento, ciclos acelerados do planejamento ao produto, fluxos de trabalho otimizados do pedido ao pagamento e recursos aprimorados da solicitação ao serviço, o aumento da eficiência e a melhor tomada de decisões em logística estão a apenas uma migração de distância!
Comentários
Postar um comentário