Uma introdução ao processamento intercompany com SAP


A maioria das grandes organizações utiliza SAP e mais de 75% das transações mundiais acontecem dentro de sistemas SAP.

 

Muitas dessas organizações que executam SAP têm fábricas ou operações em vários países e executam transações entre empresas. A SAP tem suportado o processamento entre empresas para ambas as variantes desde os primeiros dias do SAP R/3.


Processamento Clássico em SAP ERP e SAP S/4HANA


A solução intercompany da SAP em SAP R/3, SAP ERP e SAP S/4HANA (até a versão local de 2022) são chamadas de soluções intercompany clássicas, já que a SAP lançou uma versão avançada da solução intercompany na versão local do SAP S/4HANA 2022. Nas seções a seguir, abordaremos as vendas clássicas entre empresas, a transferência clássica de estoque entre empresas e as limitações de ambas.


Vendas Intercompany Clássicas


O fluxo do processo de alto nível para vendas entre empresas é mostrado na figura abaixo.

 Uma ordem de venda (1) é criada com referência à ordem de compra (B) do cliente (A) com a organização de vendas na Alemanha e o centro de entrega nos EUA.

 Isso torna o pedido de vendas relevante para transações entre empresas porque um pedido de vendas padrão tem a organização de vendas e o centro de entrega do mesmo país ou empresa.

 Uma entrega (2) é criada no centro de entrega (organização) dos EUA para envio diretamente ao cliente externo (A).

 A saída de mercadorias (3) é executada na entrega (2) para fluxo de material diretamente para o cliente externo (A).

 A organização dos EUA cria uma fatura entre empresas (4) com referência à entrega com a organização alemã como pagadora dos materiais fornecidos pelos EUA ao cliente externo.

 A empresa alemã também criará uma fatura de cliente externo (5) sendo o cliente externo (A) o pagador da fatura.

 O cliente externo então faz o recebimento de mercadorias (C) e cria a fatura do fornecedor (D) em seu próprio sistema. Nas vendas intercompany clássicas, os materiais são entregues diretamente ao cliente externo.




Transferência Clássica de Estoque Intercompany

O processo de alto nível para transferência de estoque entre empresas é mostrado na próxima figura.

 A empresa receptora na Alemanha cria um pedido de compra entre empresas (1) para a aquisição de um produto da unidade de fabricação ou armazenamento de sua afiliada nos EUA.

 A empresa receptora na Alemanha geralmente inicia esta aquisição com base em alguma previsão de vendas ou produção de outro produto.

 A empresa entregadora nos EUA cria uma entrega (2) com referência ao pedido para a transferência de mercadorias dos EUA para a Alemanha.

 Uma saída de mercadorias é lançada na entrega (2), que transfere o estoque para estoque em trânsito e cria na entrega (4) no centro receptor alemão.

 O estoque passa do estoque em trânsito no centro de entrega para o estoque em trânsito no centro de recebimento com comprovante de entrega (POD). (3) acontecendo entre o movimento de ações dos EUA para a Alemanha.

 Em seguida, a entrada de mercadorias (5) é lançada no recebimento (4) no centro receptor assim que o estoque for recebido fisicamente. Uma fatura intercompany (6) é criada após a saída de mercadorias da entrega (2) com a empresa receptora na Alemanha como pagadora da fatura.

 Na transferência clássica de estoque entre empresas, os materiais ou mercadorias são recebidos fisicamente pela organização receptora.




Limitações do processamento intercompany clássico no SAP


As soluções clássicas entre empresas existem no SAP ERP há mais de 30 anos, mas existem diversas limitações, tanto do ponto de vista logístico quanto financeiro, para vendas entre empresas, conforme destacado na próxima figura, e transferência de estoque entre empresas.

 

As principais limitações para vendas entre empresas no SAP são as seguintes: 


    

  • A empresa vendedora adquire as mercadorias da empresa entregadora, mas não há nenhum pedido de compra feito na empresa entregadora pela empresa vendedora.
  • A empresa entregadora entrega mercadorias sem qualquer pedido de venda feito à sua organização de vendas.
  • Não existe nota fiscal de fornecedor na empresa vendedora para o material fornecido, apenas um documento contábil gerado através da saída do documento intermediário (IDoc) da nota fiscal intercompany.
  • Não há lançamento de estoque avaliado na empresa vendedora, portanto, não há custeio adequado do produto ou custo no destino na empresa vendedora.
  • A empresa entregadora é o portador ou objeto de custo, embora a venda real ocorra por meio da organização vendedora.
  • O encerramento do período (análise de resultados, liquidação) pode ser realizado somente na empresa fornecedora e não há relatórios de indicadores chave de desempenho (KPI) para a empresa vendedora.
  • A fatura intercompany requer um mecanismo de precificação complexo.
  • Existe uma sequência fixa de faturamento (primeira fatura Inter empresa e depois fatura externa do cliente).
  • O reconhecimento de receitas baseado em eventos (EBRR) com o princípio contábil das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS) não é compatível.
  • A contabilidade paralela universal (UPA) não é suportada.

Da mesma forma, o processo de transferência de ações entre empresas também apresenta limitações semelhantes:

  • A empresa entregadora entrega mercadorias sem qualquer pedido de venda feito à sua organização de vendas.
  • A fatura intercompanhia requer um mecanismo de precificação complexo.
  • EBRR com o princípio contábil IFRS não é compatível.
  • UPA não é compatível. 


Vendas intercompany avançadas na versão SAP S/4HANA 2022+

A SAP lançou uma nova funcionalidade intercompany chamada vendas  intercompany avançadas e transferência avançada de estoque entre empresas com a versão SAP S/4HANA 2022 para eliminar as limitações da funcionalidade  intercompany clássica. Esta solução interempresarial avançada também fornece uma nova estrutura de orquestração e monitoramento para processos logísticos e financeiros de ponta a ponta com o aplicativo SAP Fiori chamado Monitor Value Chains. Essa solução avançada de vendas entre empresas e transferência de estoque entre empresas é apenas a solução inicial e evoluirá nos próximos lançamentos.

 

As vendas  intercompany avançadas e a transferência de estoque  intercompany avançada precisam ser ativadas separadamente no SAP S/4HANA com configurações, definições, dados mestre adicionais e assim por diante, porque elas não vêm como uma solução intercompany avançada padrão no SAP S/4HANA.

 

Observação: não é necessária uma licença adicional para usar vendas avançadas entre empresas e transferência avançada de estoque entre empresas na versão SAP S/4HANA 2022+. Esta solução não pode ser transferida para versões anteriores, como SAP S/4HANA 2021.



ADVISA SOLUÇÕES EM INFORMÁTICA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog