O que é SAP?
Você é novo no SAP? Dê uma olhada na empresa e suas soluções nesta visão geral. SAP significa Sistemas, Aplicativos e Produtos em Processamento de Dados, e a empresa é uma editora líder de software de aplicativos empresariais para uso comercial. Com sede em Walldorf, Alemanha, a empresa fornece serviços e produtos a mais de 400.000 clientes em mais de 180 países.
A História do SAP
A SAP foi fundada em Mannheim, Alemanha, em 1972, por um grupo de colegas da IBM: Dietmar Hopp, Hans-Werner Hector, Hasso Plattner, Klaus Tschira e Claus Wellenreuther. O objetivo deles era criar software comercial em tempo real para empresas; eles começaram com contabilidade financeira e eventualmente se expandiriam para outras áreas de negócios.
O software central da primeira solução de contabilidade financeira da SAP foi denominado sistema R/1. Sua adoção proporcionou recursos suficientes para a empresa continuar desenvolvendo recursos atualizados e mais novos; no final da década de 1970, o sistema R/1 foi reformulado e lançado ao público como R/2. A novidade nesta iteração foi um sistema de banco de dados e controle de diálogo.
A SAP aumentou a sua quota de mercado durante a década de 1980; a certa altura, metade das 100 maiores empresas alemãs utilizavam software SAP nas suas organizações. Eventualmente, foram abertos escritórios internacionais para vender produtos para outros mercados e, em 1990, subsidiárias estavam localizadas na Áustria, Dinamarca, Suécia, Itália e Estados Unidos.
A década de 1990 assistiu a um maior crescimento para a empresa alemã, desde a sua cotação na Bolsa de Valores de Nova Iorque até à introdução do seu software de computação empresarial de terceira geração. O R/3 forneceu mais acessibilidade de front-end para usuários finais e foi executado em uma nova arquitetura cliente/servidor de três camadas. Durante esta década, a SAP também começou a integrar seus produtos com comércio eletrônico e tecnologias web em parceria com a Microsoft.
Em 2004, a SAP era o terceiro maior fornecedor de software do mundo, atrás da Microsoft e da IBM. Para permanecer na vanguarda do software ERP, a SAP empregou uma estratégia dupla: a primeira foi lançar um novo aplicativo principal, o SAP ERP Central Component (SAP ECC, mas regularmente abreviado para SAP ERP – que será usado em este documento daqui para frente). A segunda era olhar para o futuro criando uma nova forma revolucionária de fazer negócios. O cofundador Plattner liderou esta equipe enquanto eles procuravam a resposta para a pergunta: “Como faço para que as perguntas de negócios sejam respondidas no momento em que são feitas?”
Em 2010, a SAP teve a sua resposta, que seria a sua maior contribuição para a indústria da computação: o banco de dados in-memory conhecido como SAP HANA . Nos oito anos seguintes ao seu lançamento de disponibilidade geral em 2011, mais de 30.000 clientes começaram a utilizar o SAP HANA.
SAP HANA também serviria como base para um novo produto principal. Lançado em 2015 com um conjunto de recursos financeiros robustos, o SAP S/4HANA foi anunciado como o substituto do SAP ERP. Linhas de negócios adicionais (LoBs) foram adicionadas ao SAP S/4HANA desde 2015; existem atualmente nove LoBs lançados ou em desenvolvimento.
Na década de 2010, a SAP também procurou expandir as suas ofertas através da aquisição de uma série de produtos existentes para preencher lacunas na cobertura do mercado ou que pudessem ser utilizados em conjunto com soluções SAP existentes para adicionar mais funcionalidades à solução SAP S/4HANA. A partir de 2010, a SAP adquiriu vários produtos líderes de mercado, incluindo hybris, Ariba, Concur, SuccessFactors, BusinessObjects e Signavio.
A partir de 2023, a SAP está fortemente focada em aprimorar o SAP S/4HANA com ferramentas de relatórios e análises, fornecendo opções de automação para processos de negócios, explorando maneiras de aproveitar tecnologias de IoT e machine learning e adicionando IA generativa às suas soluções com ferramentas como Joule .
Quem precisa do SAP?
A SAP oferece produtos para uma ampla gama de indústrias e processos de negócios, desde empresas líderes de produção de petróleo e gás até equipes esportivas e empresas baseadas em produtos e serviços. Isto significa, em teoria, que qualquer pessoa que faça negócios deveria ser capaz de encontrar algo na SAP que os pudesse ajudar a gerir melhor os seus negócios.
A SAP oferece licenças de soluções individuais para empresas que precisam de ajuda em apenas uma área funcional, fornece plataformas completas para empresas que optam por operar todos os negócios com software SAP e publica novas atualizações trimestralmente (para sistemas baseados em nuvem) ou anualmente (para sistemas baseados em nuvem). sistemas locais) para clientes.
Gerenciamento da cadeia de suprimentos SAP
As ferramentas SAP Supply Chain Management (SAP SCM) ajudam as empresas a atender à demanda do mercado. As atividades incluem o planejamento dos níveis de estoque, a fabricação de produtos a partir de matérias-primas, o atendimento de pedidos, o transporte de produtos acabados e a colaboração com fornecedores e outros parceiros fornecedores.
SAP S/4HANA
SAP S/4HANA é o atual conjunto de aplicativos empresariais da SAP. Lançada pela primeira vez em 2015, a plataforma foi a maior mudança nas principais ofertas da SAP desde a introdução do sistema R/3 em 1992.
Entre as principais mudanças do SAP ERP estavam a utilização da arquitetura de computação in-memory do SAP HANA, a capacidade de obter estatísticas e análises de negócios em tempo real e a convergência de sistemas transacionais e analíticos em um só.
Além disso, a SAP aproveitou o lançamento do produto para realocar alguns dos módulos individuais do SAP ERP em novas linhas de negócios (LoBs). A partir de 2023, os LoBs atuais ou planejados do SAP S/4HANA.
SAP S/4HANA Sourcing e Procurement
O LoB SAP S/4HANA Sourcing and Procurement concentra-se nas atividades relacionadas à obtenção de matérias-primas necessárias para atender pedidos. Isso inclui compras estendidas, compras operacionais e gerenciamento de contratos e fornecedores.
ADVISA SOLUÇÕES EM INFORMÁTICA
%20%E2%80%93%20Portugu%C3%AAs%20(Portugal,%20Brasil).png)
Comentários
Postar um comentário