O que é necessário para se tornar um consultor de logística SAP?

ADVISA SOLUÇÕES EM INFORMÁTICA


Vamos primeiramente obter uma compreensão básica de logística e gestão da cadeia de suprimentos (SCM).

Como a logística difere do gerenciamento da cadeia de suprimentos?

A própria logística envolve a movimentação de mercadorias de um ponto a outro por meio do movimento de entrada e saída de mercadorias e, portanto, é um subconjunto do SCM. O SCM inclui o movimento completo de ponta a ponta não apenas das mercadorias em si, mas também das funções de negócios associadas, como planejamento de produção, gerenciamento de qualidade, gerenciamento de armazéns e até mesmo processos de negócios de manutenção de fábrica – garantindo assim que um produto chegue ao cliente quando e onde é necessário. O SCM hoje é muito mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, e um ERP de classe mundial, como o SAP e suas soluções associadas, pode ajudar a trazer um nível decente de sanidade se usado de forma eficaz.

Experiência educacional de consultor de logística SAP

Vamos agora ver o que é preciso para ser um consultor de logística SAP ou SCM. Como ponto de partida, é importante ter conhecimento e educação em engenharia e SCM, bem como ter um bom entendimento dos domínios de logística e SCM. Isso o ajudará a conectar os pontos, por assim dizer. Nas seções a seguir, discutiremos não apenas alguns dos principais componentes logísticos do SAP S/4HANA , mas também como os consultores SAP podem se atualizar para aumentar seu valor de mercado e perfil profissional com os aplicativos SAP baseados em nuvem da próxima geração.

Gerenciamento de materiais

O componente gerenciamento de materiais (MM) no SAP S/4HANA gerencia a aquisição de materiais e serviços de fornecedores, bem como processos de estoque relacionados, como contagem e reconciliação de estoque físico. O MM também gerencia todas as saídas de mercadorias, recebimentos e transferências de um material de uma fábrica ou depósito para outro.

 

Os consultores SAP MM podem considerar a atualização para o SAP Ariba , um aplicativo SAP baseado em nuvem, focado em compras e processos de negócios associados.

 

Saiba mais sobre gerenciamento de materiais aqui .

Planejamento de produção

O componente de planejamento de produção (PP) do SAP S/4HANA ajuda as empresas a alinhar a demanda com a capacidade de produção para que possam planejar a fabricação, as vendas e a distribuição de produtos de forma mais eficaz. O PP desempenha um papel crítico na cadeia de suprimentos de um fabricante e pode ser usado para fabricação discreta, de processo ou repetitiva, ou uma combinação de mais de um tipo.

 

Os consultores SAP PP podem considerar a qualificação para SAP Integrated Business Planning (SAP IBP) ou SAP Digital Manufacturing Cloud (DMC). Ambos são aplicativos SAP baseados em nuvem focados no planejamento e nos processos de negócios associados.

Vendas e distribuição

A linha de negócios SAP S/4HANA Sales gerencia os principais processos de vendas e distribuição. Isto inclui a venda de produtos ou serviços através de vendas diretas aos clientes ou através de redes de distribuição. Ele também lida com devoluções de clientes, juntamente com faturamento e emissão de crédito.

 

Os consultores de vendas SAP S/4HANA podem considerar a atualização para o SAP Customer Experience , um aplicativo SAP baseado em nuvem, focado em vendas e processos de negócios associados.

Gestão da Qualidade

O componente de gestão da qualidade (QM) integra-se extensivamente aos processos de aquisição, produção, vendas e manutenção de equipamentos. Os recursos avançados incluem o gerenciamento de auditorias internas ou externas completas. O QM também pode ajudar a encontrar as causas raízes da falha do produto para garantir melhorias contínuas de qualidade nos processos de negócios de uma empresa.

Manutenção de Plantas e Atendimento ao Cliente

O componente de manutenção da planta (PM) monitora máquinas e locais funcionais, como salas de resfriamento ou caldeiras, para garantir que estejam em boas condições de funcionamento. Ele fornece alertas quando problemas são detectados para evitar falhas de máquinas e interrupções de produção. Processos de negócios como manutenção preventiva, corretiva e de reforma são todos abordados no componente SAP PM. O componente SAP S/4HANA Services gerencia os processos de negócios para fornecer serviços de manutenção aos equipamentos do cliente. A opção de cobrar dos clientes pelos serviços de manutenção prestados também faz parte deste componente.

Gerenciamento Estendido de Armazém

O SAP Extended Warehouse Management (EWM) no SAP S/4HANA é agora uma solução integrada que atende ao nível complexo e profundo dos desafios de armazenamento e logística que uma empresa enfrenta. O SAP EWM é construído com base no SAP MM e, portanto, escolher o SAP EWM como uma área para aprimorar também pode agregar grande valor a um consultor de logística SAP em geral, e a um consultor SAP MM em particular.

Sistema de Projeto (PS)

O componente do sistema de projetos SAP (PS) destina-se a gerenciar projetos grandes e complexos, como a configuração de uma nova fábrica ou o monitoramento do tempo de manutenção de uma fábrica. Canalizar todas as compras ou produção específicas do projeto através do SAP PS garante que este componente possa alocar corretamente os custos de um projeto, mantendo-os dentro do orçamento.

Soluções em nuvem

Como mencionei brevemente nas seções anteriores, a SAP e outros fornecedores de ERP certamente fizeram avanços impressionantes em suas ofertas de nuvem. Espera-se que esta tendência não apenas continue, mas ganhe mais impulso à medida que as empresas estão finalmente começando a perceber a importância de migrar as atuais soluções locais orientadas para capex para soluções em nuvem orientadas para opex. O facto de a SAP seguir a abordagem “cloud-first” também lhe permite oferecer inovações mais rápidas a cada trimestre, quando comparadas com soluções locais, onde uma versão mais recente é lançada anualmente. Soluções como SAP S/4HANA Cloud, SAP SuccessFactors , SAP IBP e SAP Ariba são boas ferramentas para aprender a fornecer valor aos clientes utilizando uma abordagem que prioriza a nuvem.

 

É muito importante acrescentar que a SAP tem introduzido inovações a uma velocidade vertiginosa. Portanto, é sempre melhor que os consultores funcionais se aprimorem de forma contínua e regular para se manterem à frente das curvas de aprendizado e crescimento e serem capazes de fornecer as melhores e mais relevantes soluções aos seus clientes.

 

Como o conhecimento de processos de negócios integrados ajuda?

Devido à natureza altamente integrada do SAP S/4HANA, em que informações e dados fluem entre vários componentes SAP, a importância da integração nunca pode ser suficientemente enfatizada. Na verdade, dificilmente algum proprietário de processos de negócios trabalhará em um sistema SAP sem coordenar e colaborar com outros componentes SAP. Esses outros componentes refletem diferentes funções ou processos de negócios da empresa. Embora a natureza altamente integrada do SAP economize tempo e esforço na entrada de dados e outras atividades redundantes, também exige que os consultores de logística SAP tenham um bom conhecimento e compreensão dos processos de negócios integrados de ponta a ponta.

 

Como o tema da integração é tão crítico para os consultores de logística SAP, aqui estão algumas dicas a seguir para gerenciar melhor os aspectos de integração de um projeto SAP S/4HANA:

  • Prepare uma lista de todos os processos de negócios importantes nos quais são necessários testes ponta a ponta. Por exemplo, pedido até o pagamento, aquisição até o pagamento, produção até a venda, engenharia até o pedido, etc. Esta lista deve ser preparada com base na identificação de dois ou mais componentes SAP (e, correspondentemente, o diferentes departamentos da empresa) envolvidos no processo de negócios.
  • Crie um fluxograma de processo de cada etapa de como a empresa está executando essas etapas na prática. Por exemplo, o processo de planejamento começa com uma previsão de vendas? Com que frequência o MRP é executado e quem o executa? Com que frequência são feitas alterações nos resultados do MRP? As verificações de qualidade são realizadas apenas nos produtos acabados ou também durante o processo de produção, etc.?
  • Liste os departamentos/usuários relevantes envolvidos em cada etapa do processo.
  • Liste os componentes SAP nos quais as etapas relevantes do processo são abordadas. Isto também deve incluir as etapas exatas do processo juntamente com o código de transação relevante. Por exemplo, crie uma ordem de produção com a transação CO01, crie um pedido de venda com a transação VA01, lance a saída de mercadorias com a transação MIGO, etc. É melhor preparar um script de teste com cada etapa listada em ordem sequencial.
  • Certifique-se de que os dados mestre relevantes necessários para testar os processos já estejam presentes no sistema SAP, bem como nos scripts de teste.
  • Reúna todos os proprietários de processos de negócios e consultores SAP no mesmo local (se possível) e execute as etapas na mesma sequência listada no script. Registre os resultados e anote quaisquer desvios, discrepâncias ou outros erros, e peça aos consultores SAP para atendê-los.
  • Separadamente, liste todos os problemas e erros, resolva-os e realize outro teste para garantir a integridade e a correção.
  • Atenda a quaisquer etapas do processo ausentes ou negligenciadas com base no feedback e nas contribuições dos proprietários dos processos de negócios.
  • Por fim, aprimore essas etapas e replique as mesmas em exercícios de simulação em níveis menores e mais focados.

Transição de Consultoria Técnica para Consultoria Logística

Como consultor logístico SAP, MM e SD têm sempre um bom escopo porque são os componentes centrais ou básicos que qualquer empresa implementa ao implementar SAP S/4HANA. Dito isto, há também uma concorrência intensa nestas áreas, uma vez que a disponibilidade de consultores certificados SAP MM ou SAP SD é sempre maior do que a procura por eles. Supondo que você já esteja no espaço SAP, mas atualmente na parte técnica, aqui estão algumas dicas para entrar nos domínios funcional e logístico:

  • Envolva-se mais na coleta de requisitos, planos de negócios, treinamentos e outros workshops que aprimoram seu conhecimento e compreensão do componente SAP de interesse (MM ou SD).
  • Peça ao seu gerente de projeto para atribuir mais trabalho de desenvolvimento relacionado a MM ou SD para que você possa obter uma melhor compreensão do ponto de vista funcional – ao mesmo tempo gerenciando os aspectos técnicos do desenvolvimento.
  • Tente obter a certificação MM ou SD o mais rápido possível e posicione-se como um consultor técnico-funcional na empresa e em novos projetos de implementação SAP S/4HANA.
  • Leia livros e blogs relevantes e assista a vídeos de treinamento.
  • Pratique os processos de negócios no sistema de treinamento SAP e resolva ou resolva os problemas enfrentados.
  • Contrate um mentor ou conselheiro que possa aconselhá-lo sobre tópicos/áreas que você não consegue ou não encontra facilmente na internet ou online. Em outras palavras, faça perguntas inteligentes e inteligentes ao mentor.
  • Voluntarie-se para trabalhar como consultor funcional “assistente/júnior” de um consultor SAP sênior e faça o possível para apoiar e auxiliar não apenas os usuários seniores, mas também os usuários de negócios. Fazer e seguir essas etapas práticas levará a um enorme aprendizado e à construção da autoconfiança necessária para abordar tópicos funcionais de forma independente.
  • Faça parte das equipes e workshops onde a integração de SD ou MM é discutida detalhadamente.
  • Por último, mas não menos importante, tente resolver ou resolver o máximo de problemas/questões funcionais de forma independente para os usuários de negócios, para que eles agreguem ao seu conhecimento e experiência.

Qual é a chave para o sucesso como consultor de logística SAP?

O fato de atuar na área de consultoria SAP também ajuda muito no meu aprendizado e crescimento, pois consigo atender clientes de diversos setores e oferecer-lhes soluções garantindo primeiro que conheço o suficiente. Também invisto uma enorme quantidade de tempo, esforços e recursos na autoaprendizagem, pois acredito firmemente que a aprendizagem constante e contínua é a única chave para sobreviver e prosperar no espaço SAP.

 

Felizmente, no mundo altamente conectado de hoje, temos um grande número de excelentes recursos disponíveis; alguns custam uma quantia decente, enquanto outros são baratos ou até gratuitos! Ao aprender e explorar novas áreas, falhei e caí mais vezes do que a maioria das pessoas já tentou. Por último, nunca hesito em admitir que ainda não sei tudo e em pedir ajuda, orientação e conselhos aos especialistas. Tive muita sorte de eles sempre oferecerem o apoio necessário e tento retribuir isso à comunidade SAP.  

Conselhos 

Meu conselho de despedida para novos consultores de logística SAP pode não ser muito diferente daqueles que outros especialistas SAP já tenham compartilhado no passado. O investimento contínuo de tempo, esforços e recursos em autoaprendizagem e auto capacitação em seu componente/área de interesse SAP sempre trará enormes benefícios. Aprender fazendo coisas na prática garante que o conhecimento seja retido por um período de tempo muito mais longo. Da mesma forma, compartilhar conhecimento com uma comunidade SAP mais ampla não é apenas uma forma de retribuir, mas também ajuda quando os usuários fazem perguntas que levam o colaborador/autor a procurar respostas que possam ter sido perdidas ou não consideradas.

 

Resumindo, tudo se resume ao mesmo conselho dado anteriormente – ou seja, continuar aprendendo, lendo, explorando e mantendo-se atualizado não apenas na teoria, mas também verificando os recursos, funcionalidades, ferramentas e inovações disponíveis em SAP S/4HANA. Isso e ganhar o máximo de experiência prática possível.

 

Espero que estes pontos sobre o que é necessário para ser um consultor de logística SAP de sucesso sejam úteis para você e terei prazer em responder a quaisquer dúvidas ou orientações que você possa ter. Desejo a você sucesso infinito em sua carreira como consultor de logística e cadeia de suprimentos SAP.

ADVISA SOLUÇÕES EM INFORMÁTICA




  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog