LOGÍSTICA

Estoque de segurança com SAP


Quando se trata de planejamento de materiais, vale a pena ter algumas matérias-primas extras disponíveis, uma ideia conhecida como estoque de segurança. No SAP, o estoque de segurança pode ser calculado e rastreado no SAP Production Planning (PP).

 

Tipos de estoque de segurança no SAP

O sistema SAP ERP oferece dois tipos de estoques de segurança: estoque de segurança absoluta e estoque de dias de segurança. O estoque de segurança absoluto permite que o sistema o subtraia dos cálculos de disponibilidade de material (cálculos de necessidades líquidas). O estoque de segurança deve estar sempre disponível para cobrir faltas imprevistas de materiais ou alta demanda inesperada.

 

Para o tempo de fornecimento/segurança de dias, o sistema planeja antecipadamente a entrada de mercadorias pelo período especificado como tempo de segurança. Assim, o abastecimento do estoque em dias planejados corresponde, na verdade, ao número de dias especificado como tempo de segurança. O sistema retrocede a data dos recebimentos pelo número de dias úteis e também leva em consideração o calendário da fábrica.

 

Efetuar as entradas relevantes na visão MRP 2 do mestre de materiais . O sistema refere-se ao planejamento do fornecimento de dias de segurança como tempo de segurança. Para considerar o tempo de segurança, você precisa definir o tempo de segurança ind. para “1” (para requisitos independentes) ou “2” (para todos os requisitos) e, em seguida, forneça também o Safety time/act.cov. em dias. Além disso, você pode definir desvios do tempo de segurança constante usando um perfil de período de segurança ( campo STime period profile ).

 

Cálculo de necessidades líquidas

 

Vejamos como a disponibilidade do estoque de segurança pode ser utilizada no cálculo das necessidades líquidas e também no método de seleção que o sistema utiliza para os recebimentos.

 

Disponibilidade de estoque de segurança

Para evitar a criação desnecessária de ordens planejadas para uma quantidade menor, que de outra forma poderia ser coberta pelo estoque de segurança, é possível definir a porcentagem (participação) do estoque de segurança que o sistema pode utilizar nesses cenários empresariais.

 

Por exemplo, durante a execução do MRP, o sistema avalia uma falta de 2 PC de um material. No entanto, foi mantido um estoque de segurança de 40 PC para esse material, que o sistema não considera na execução do MRP.

 

Se você definir que um estoque de segurança de 10% pode ser usado para compensar faltas menores, o que neste exemplo significa que 4 PC vêm do estoque de segurança, então o sistema pode atender a essa pequena necessidade ou falta de 2 PC dos 4 PC disponíveis do estoque de segurança e não cria mais proposta de aquisição.

 

Para definir os parâmetros do estoque de segurança, utilize o caminho do menu de configuração (Transação SPRO), Logística > Produção > Planejamento de necessidades de materiais > Planejamento > Cálculo MRP > Estoques > Definir disponibilidade de estoque de segurança . Para este exemplo, o sistema pode considerar 10% do estoque de segurança do Plnt 3000 e do grupo MRP 0010 para o cálculo das necessidades líquidas (veja abaixo). Eventualmente, você atribui o grupo MRP na visão MRP 1 do mestre de materiais.

 

Alterar visualização

 

Seleção de dados mestre

Para materiais produzidos internamente, você também cria uma lista de materiais (BOM) e um roteiro ou receita mestre. Pode haver diversas alternativas disponíveis para uma BOM ou um roteiro, para que você possa controlar a seleção de alternativas. Isso garante que o sistema seja capaz de atribuir a lista técnica e o roteiro relevantes às ordens planejadas criadas e permite executar funções como verificações de disponibilidade e assim por diante.

 

Com o controle correto implementado, o sistema atribui automaticamente a seleção ou alternativa correta nas ordens planejadas criadas na execução do planejamento. Isso é acessado e gerenciado na visão MRP 4 do mestre de materiais (Transação MM02), conforme mostrado abaixo.

 

Explosão de lista técnica

 

Conclusão

O planejamento de problemas com estoque de segurança no SAP é uma etapa importante a ser realizada por qualquer planejador de produção. Nesta postagem do blog, demos uma olhada nos tipos de estoque de segurança que o SAP PP permite, como disponibilizá-lo e como selecionar dados mestre para material interno.





ADVISA SOLUÇÕES EM INFORMÁTICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog