ADVISA SOLUÇÕES EM INFORMÁTICA

Como estabelecer relatórios de negócios 

com SAP S/4HANA


Nesta postagem do blog, exploraremos a arquitetura de relatórios de negócios da análise integrada do SAP S/4HANA e do SAP Fiori.

 

Em seguida, discutiremos diferentes opções de implantação que podem ser consideradas durante as implementações do SAP S/4HANA .

 

Arquitetura e integração de relatórios SAP S/4HANA

Esta seção explica diferentes blocos de construção que fazem parte da arquitetura de relatórios de negócios e da arquitetura técnica. Blocos de construção como camada de persistência, camada de modelagem, camada de acesso e camada de visualização fazem parte da seguinte arquitetura e blocos de construção de relatórios de negócios: SAP Web Dispatcher, sistema de back-end SAP S/4HANA, front-end SAP S/4HANA HTML5 e front-end SAP Fiori servidor.

Arquitetura de relatórios de negócios

Vejamos a arquitetura de relatórios de negócios com análise integrada SAP S/4HANA e SAP Fiori UI. Como você pode ver na figura abaixo, a arquitetura de relatórios de negócios possui quatro camadas principais no SAP S/4HANA:

  • Camada de persistência: Esta camada refere-se a todas as tabelas do banco de dados do SAP S/4HANA. SAP HANA é o banco de dados nativo na memória usado para armazenar todas as tabelas de aplicativos no SAP S/4HANA para atividades de processamento de transações online (OLTP), bem como atividades de processamento analítico online (OLAP).
  • Camada de modelagem: esta camada refere-se a todas as visualizações de serviços de dados principais (CDS) ABAP que são construídas sobre as tabelas do banco de dados. As tabelas de aplicativos no SAP S/4HANA são expostas como modelos de dados virtuais (VDMs) que representam entidades comerciais principais, transações comerciais e lógica de negócios no sistema SAP S/4HANA. Essa técnica permite estruturar os dados em semântica de negócios para facilitar o consumo em diversos relatórios. Com os VDMs, a maior parte da lógica de cálculo de negócios pode ser transferida para a camada de banco de dados para aproveitar totalmente os recursos do SAP HANA para um desempenho analítico mais rápido dos relatórios. Os VDMs representam diferentes tipos de visualizações, como visualizações de interface base, visualizações compostas, visualizações de consumo, visualizações de extensão e assim por diante, que serão a base para expor relatórios e análises de dados. Vamos examinar essas visualizações em detalhes.
    • Visualizações da interface base: essas visualizações representam entidades comerciais principais do sistema SAP S/4HANA e são definidas para expor tabelas de banco de dados diretamente. As visualizações da interface base podem representar objetos de dados mestres, dimensões-chave e atributos, bem como geralmente adicionar semântica ao conteúdo bruto das tabelas de banco de dados seguindo um princípio de design comum ou padrão de modelagem.
    • Visualizações de interface composta: essas visualizações são criadas combinando várias visualizações de interface base para implementar uma lógica de negócios comum dentro do domínio de negócios. Essas visualizações envolvem muitas associações, incluindo fatos do banco de dados, diferentes dimensões e seus atributos associados.
    • Visualizações de consumo: essas visualizações são criadas para abordar um caso de uso específico com uma lógica de negócios predefinida para atender a requisitos de relatórios específicos. Essas visualizações são criadas com a combinação de diferentes visualizações de interface base e visualizações de interface composta para fornecer uma lógica de negócios específica ao contexto.
    • Visualizações de extensão: para abordar cenários onde personalizações são necessárias, você pode usar visualizações de extensão para adicionar campos e anotações personalizados. Você pode construí-los e usá-los com visualizações de interface ou visualizações de consumo.
  • Camada de acesso: para consumir as visualizações VDMs ou CDS na UI do SAP Fiori, elas precisam primeiro ser expostas como serviços OData ou como consultas analíticas transitórias. Esta etapa também envolve a ativação do serviço OData ou da consulta analítica a ser utilizada na UI do SAP Fiori. Esta é uma camada técnica provisória que as ferramentas de relatórios e análises podem usar para interagir com objetos semânticos e modelos de dados subjacentes.
  • Camada de visualização: esta é a camada onde o usuário trabalhará com diferentes aplicativos SAP Fiori para relatórios e análises. Depois que todos os VDMs, serviços OData e consultas analíticas associadas aos aplicativos SAP Fiori forem ativados, os usuários empresariais poderão ver os aplicativos SAP Fiori usando o SAP Fiori launchpad . SAP Fiori launchpad é o ponto de entrada único para acessar todos os aplicativos SAP Fiori no SAP S/4HANA. Com o uso de serviços OData, os dados de negócios consumidos em vários aplicativos SAP Fiori são recuperados em tempo de execução do sistema back-end SAP S/4HANA. A análise integrada do SAP S/4HANA permite que os usuários empresariais usem os aplicativos para relatórios e análises por meio de VDMs. Em cenários em que são necessárias personalizações, os usuários empresariais podem usar seu conhecimento de domínio em diferentes modelos e estruturas de dados para atuar como analistas usando ferramentas de usuário chave baseadas no SAP Fiori.

Arquitetura de relatórios de negócios

 

É importante saber que a análise incorporada funciona apenas com os dados do sistema SAP S/4HANA e, para atender aos requisitos de relatórios para casos de uso com dados fora do sistema SAP S/4HANA, podem ser usadas soluções de análise empresarial fornecidas pela SAP. Recomenda-se ter uma estratégia robusta de relatórios e análises definida nas fases iniciais da implementação do projeto. As soluções analíticas SAP, como SAP Analytics Cloud , SAP BW/4HANA e SAP Data Warehouse Cloud, podem ser comparadas para diferentes casos de uso.

Arquitetura Técnica

Para consumir dados de negócios do sistema backend SAP S/4HANA na UI do SAP Fiori, vamos dar uma olhada na arquitetura técnica, incluindo diferentes blocos de construção que permitem a movimentação de dados de negócios do sistema backend SAP S/4HANA para o SAP Fiori aplicativos:

  • Servidor front-end SAP Fiori: Este bloco de construção consiste em três componentes principais (veja abaixo). A primeira são UIs SAP Fiori específicas do aplicativo. Eles representam diferentes aplicativos para os quais a SAP forneceu aplicativos SAP Fiori. Esses aplicativos SAP Fiori específicos de aplicativos podem ser de natureza transacional ou analítica e serão exibidos em diferentes agrupamentos baseados em aplicativos no launchpad do SAP Fiori.
  •  O próximo é a tecnologia UI: este bloco de construção habilita os componentes da estrutura SAPUI5 , como o launchpad do SAP Fiori e os elementos do SAP Fiori . Esses componentes podem ser usados ​​para construir aplicativos da web prontos para empresas, bem como pontos de entrada para acessar aplicativos por meio de dispositivos móveis ou baseados em navegador. A peça final é o servidor SAP Gateway. Este componente básico permite a conectividade de diferentes ambientes e plataformas aos sistemas SAP. Ao usar a tecnologia OData, o SAP Gateway permite que você se conecte a qualquer aplicativo SAP e não SAP.

Arquitetura Técnica com blocos de construção

  • Sistema back-end SAP S/4HANA: este bloco de construção fornece entidades de negócios, dados de negócios e lógica de negócios que serão consumidos pelos aplicativos front-end do SAP Fiori.
  • SAP Web Dispatcher: SAP Web Dispatcher serve como balanceador de carga e proxy reverso e pode ser usado com diferentes back-ends de servidores de aplicativos da web. Este é um dos principais blocos de construção e pode ser usado para conectar-se ao servidor front-end SAP Fiori e ao servidor back-end SAP S/4HANA a partir do cliente front-end. É o ponto de entrada para solicitações HTTP(s) no seu sistema SAP e equilibra a carga do seu sistema SAP para garantir uma distribuição uniforme da carga entre os diferentes servidores. O SAP Web Dispatcher também contribui para a segurança ao rejeitar ou aceitar solicitações HTTP(s) por meio de filtragem de URL, o que significa que você pode controlar qual URL precisa ser bloqueado para acessar o sistema SAP.
  • Frontend HTML5: com este bloco de construção, os usuários podem acessar diferentes aplicativos SAP Fiori usando qualquer navegador da Internet em um desktop ou dispositivo móvel, SAP Fiori Client instalado em um dispositivo móvel ou um aplicativo móvel SAP Fiori.

Opções de implantação

É comum ter um cenário de sistemas complexos usado por uma organização global. Às vezes, eles executarão uma única instância global do SAP S/4HANA ou terão vários sistemas SAP S/4HANA para dar suporte às operações de negócios em todo o mundo. Eles podem estar usando diferentes sistemas SAP, como SAP S/4HANA, SAP S/4HANA Cloud, ou uma combinação de sistemas locais e baseados em nuvem em seu cenário. Com um único sistema SAP S/4HANA, o SAP Fiori deve ser considerado como a escolha preferida de tecnologia de relatórios para atender à maioria dos requisitos de relatórios empresariais.

 

No entanto, em cenários de múltiplos sistemas na paisagem, recomenda-se ter uma estratégia de implantação que esteja totalmente alinhada com a estratégia de relatórios para satisfazer diferentes requisitos de relatórios.

 

Por exemplo, o SAP Analytics Cloud é a solução analítica estratégica de próxima geração da SAP que oferece recursos como planejar, analisar e prever, tudo em um só lugar, e é possível que possa ser perfeitamente integrado ao SAP Fiori UI do SAP S/4HANA para ofereça suporte a casos de uso adicionais de planejamento, relatórios e análises com velocidade e eficiência. Com o SAP Analytics Cloud, edição incorporada, os usuários empresariais têm a flexibilidade de personalizar diferentes painéis e variantes, bem como de criar novas visualizações aproveitando o mesmo SAP Fiori UX.

 

Para oferecer suporte ao contexto dos painéis SAP Analytics Cloud integrados na IU do SAP Fiori do SAP S/4HANA, detalhes adicionais podem ser explorados em http://s-prs.co/v552701 .




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog