Como configurar um parceiro de negócios no SAP S/4HANA para fins de MM

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Os parceiros de negócios são estruturas importantes em um sistema SAP. Nesta postagem do blog, abordaremos as etapas envolvidas na configuração de parceiros de negócios para fins de gerenciamento de materiais (MM).

 

Definir e atribuir intervalos numéricos

Para definir um intervalo de numeração de parceiro de negócios, siga o caminho do menu Componentes para várias aplicações > Parceiro de negócios SAP > Parceiro de negócios > Configurações básicas > Definir intervalos de numeração . Abaixo mostra a definição do intervalo de numeração do parceiro de negócios MM .

 

Manter Intervalos: Parceiro de Negócios

 

Para atribuir um intervalo de números de parceiro de negócios, siga o caminho do menu Componentes entre aplicativos > Parceiro de negócios SAP > Parceiro de negócios > Configurações básicas > Definir agrupamentos e atribuir intervalos de números .

 

Conforme mostrado abaixo, o intervalo de numeração MM foi atribuído ao agrupamento de parceiros de negócios HVPV.

 

Alterar visualização "Agrupamentos de BP"

 

Recomendamos a criação de um agrupamento de parceiros de negócios para cada grupo de contas de fornecedor. Para simplificar a configuração e os processos de negócios, um método ainda melhor é usar os mesmos identificadores entre os grupos de contas de fornecedores de FI e os parceiros de negócios.

 

Definição de categorias de funções de parceiro de negócios

Nesta etapa, configuraremos uma nova categoria de função de parceiro de negócios para fornecedores de compras de alto valor, copiando da categoria de parceiro de negócios padrão disponível FLVN01. Uma categoria de função de parceiro de negócios é o nível mais alto de parceiro de negócios no qual diversas funções de parceiro de negócios são criadas para uma organização, um grupo ou uma pessoa.

 

Para definir categorias de funções de parceiro de negócios, siga o caminho do menu Componentes entre aplicativos > Parceiro de negócios SAP > Parceiro de negócios > Configurações básicas > Definir funções de PN .

 

A figura abaixo mostra a lista de categorias de função de parceiro de negócios disponíveis, incluindo a categoria de função de parceiro de negócios padrão FLVN01, que é usada no processo de compra.

 

Alterar visualização "Categorias de funções do BP"

 

Selecione FLVN01 na função Cat. coluna, clique em Copiar como . E crie a nova função PN Cat. como ZHVPRC , conforme mostrado aqui:

 

Alterar visualização "Categorias de funções do PN": detalhes

 

Mantenha os campos Título e Descrição da nova categoria de função do parceiro de negócios ZHVPRC. A diferença. O campo Tipo (tipo de diferenciação) é o campo de controle, ou seja, o campo que controla os tipos de dados ou as telas disponíveis durante a criação de um novo parceiro de negócios desta categoria específica de função de parceiro de negócios. O tipo 0 permitirá a manutenção de dados gerais de um parceiro de negócios. O tipo 2 trará campos, abas e tela relacionados a compras de um parceiro de negócios para manutenção de dados, enquanto o tipo 3 permitirá a manutenção de dados da área de vendas, onde o parceiro de negócios é um cliente. Você também pode controlar quais ou todas as três categorias de parceiros de negócios, ou seja, organização, pessoa ou grupo, são permitidas para uma determinada categoria de função de parceiro de negócios marcando as caixas de seleção relevantes.

 

Para este exemplo, escolha Tipo de Diferenciação 2, pois queremos criar uma nova categoria de função de parceiro de negócios para a função de compras, e a tela mostrada abaixo aparecerá.

 

Alterar visualização "Categorias de funções do PN": visão geral

 

Você verá a categoria de função de parceiro de negócios recém-configurada ZHVPRC. Selecione-o e clique em Funções do BP localizadas no lado esquerdo da tela.

 

Conforme mostrado na próxima figura, crie uma nova função de PN ZHVP01 clicando em Novas entradas e atribuindo a categoria de função de PN ZHVPRC recém-criada na etapa anterior. Certifique-se de que a função BP de atribuição padrão -> função BP Cat. caixa de seleção foi marcada para que o sistema atribua essa função específica de parceiro de negócios ZHVP01 à categoria de função de parceiro de negócios ZHVPRC.

 

Alterar visualização "Funções do BP": detalhes

 

É importante observar que várias funções de parceiro de negócios podem ser atribuídas a uma categoria de função de parceiro de negócios (em outras palavras, uma categoria de função de parceiro de negócios pode ter várias funções de parceiro de negócios atribuídas a ela), portanto, marcar esta caixa de seleção garantirá que um parceiro de negócios padrão função é lida durante a criação de dados mestre de parceiro de negócios.

Atribua a visão PN padrão FLVN01 na metade inferior da tela para garantir que telas e layouts padrão estejam disponíveis ao criar um novo parceiro de negócios da categoria de função de parceiro de negócios recém-configurada.

 

Na seção Controle de interface , você precisará escolher uma das visualizações predefinidas de integração de cliente/fornecedor ( CVI ). Se nenhuma visão for atribuída, as configurações da visão do parceiro de negócios 000000 (PN geral) serão usadas na caixa de diálogo e você não poderá acessar os campos específicos do cliente/fornecedor do parceiro de negócios da transação.

 

Por fim, selecione a categoria de função do PN --> Transação comercial no lado esquerdo da tela e o pop-up mostrado abaixo aparecerá. Insira a categoria de função do PN “ZHVPRC” e clique em Continuar .

 

Determinar a área de trabalho

 

A próxima figura mostra a função de controle que permite ou não permite transações de parceiros de negócios para uma categoria de função de parceiro de negócios. Salve suas entradas.

 

Alterar visualização "Categoria de função PN --> Transação comercial"

 

Atributos de campo para categoria de função de parceiro de negócios

Você pode controlar os campos e seus comportamentos escolhendo quais campos são obrigatórios ou opcionais, somente para exibição ou ocultos. Para controlar os atributos de campo da categoria de função do parceiro de negócios que configuramos na etapa anterior, siga o caminho do menu Cross-Application Components > SAP Business Partner > Field Groupings > Configure Field Attributes per BP Role > Configure Field Attributes for Each Role Category .

 

Conforme mostrado abaixo, escolha a função PN ZHVP01 e clique em Agrupamento de campos .

 

Alterar visualização "Função do PN do grupo de campos"

 

Na próxima figura, você verá um grande número de conjuntos de dados no lado esquerdo. Clicar no conjunto relevante abrirá o grupo de campos ( Field Grp ) onde você pode controlar os atributos dos campos. Esta tela de configuração permite tornar determinados campos obrigatórios ( Entrada obrigatória ), opcionais ( Entrada opcional ), somente exibição ( Exibir ) ou suprimidos ( Ocultar ). Essa configuração é específica para a função de parceiro de negócios inserida quando um registro mestre de fornecedor é criado.

 

Alterar visualização "Função PN do grupo de campo"

 

Conclusão

Nesta postagem do blog, abordamos a configuração do parceiro de negócios no que se refere ao MM. Como você utilizará essas informações ao trabalhar com gerenciamento de materiais com recursos logísticos do SAP S/4HANA ?

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