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O que é SAP S/4HANA?


Não importa em que setor atue, as empresas estão trabalhando com mais dados do que nunca. Mas se esses dados não estiverem integrados em um só lugar, gerenciá-los se tornará um grande problema.


Um sistema ERP como SAP S/4HANA pode parecer assustador no início, mas neste post vamos decompô-lo de forma simples e mostrar como usar a solução no local de trabalho para fazer com que as operações funcionem com muito mais tranquilidade.


O que é SAP S/4HANA?

SAP S/4HANA visa o planejamento de recursos empresariais. É um pacote de software que ajuda as empresas a gerenciar suas finanças, operações e relacionamento com os clientes. ("Recurso", neste caso, significa qualquer coisa, desde o estoque do seu armazém até o sistema telefônico em nuvem para chamadas comerciais .) Ele integra todos os processos principais de uma empresa e dados relevantes em um único sistema. Este relatório oferece aos usuários uma visão em tempo real do negócio e ajuda os gerentes a agilizar as operações.


O SAP S/4HANA foi projetado para ser escalável e flexível, podendo ser adaptado às necessidades específicas de qualquer organização. Também é altamente personalizável: as empresas podem adicionar ou remover módulos como gerenciamento de RH ou planejamento financeiro conforme suas necessidades mudam. O SAP S/4HANA é usado por muitas das maiores organizações do mundo e sua popularidade está crescendo à medida que mais e mais empresas percebem a quantidade de dados que precisam lidar em diferentes plataformas.


Sendo a espinha dorsal das operações de uma empresa, os sistemas ERP são essenciais para agilizar processos complexos e garantir que os dados sejam precisos e acessíveis, mesmo em grandes empresas. O SAP S/4HANA fornece um conjunto de recursos que ajuda as organizações a gerenciar esses processos de maneira eficaz. Ao integrar diferentes áreas, como dados financeiros, recursos humanos e informações sobre cadeia de suprimentos/estoque , o SAP S/4HANA oferece às empresas uma visão unificada de 360 ​​graus de suas operações.


Anteriormente, todas essas informações ficavam armazenadas em diferentes programas e plataformas: dados de marketing presos no HubSpot e no Google Analytics e dados de vendas no Salesforce. Ao colocar esta visão unificada completa, o SAP S/4HANA permite que as empresas tomem melhores decisões, fornecendo insights em tempo real sobre esses dados.


Benefícios do SAP S/4HANA

Depois de utilizar o software SAP S/4HANA no local de trabalho, você verá vários benefícios. Isso inclui, mas não está limitado a…

Eficiência aprimorada

Um dos principais benefícios do SAP S/4HANA é que ele pode ajudar a melhorar a eficiência no local de trabalho. O software pode automatizar muitas tarefas que, de outra forma, precisariam ser concluídas manualmente, como entrada de dados e faturamento usando aplicativos SAP Fiori . Na verdade, você pode criar e personalizar seus próprios aplicativos para que sejam adaptados às suas necessidades exatas e usar tecnologia periférica como SAP Intelligent RPA para aprimorar seus processos de automação.

Isso pode liberar o tempo dos funcionários para que possam se concentrar em tarefas mais importantes. Além disso, o software pode ajudar a agilizar os processos para que sejam concluídos com mais rapidez e eficiência.

Custos Reduzidos

Maior eficiência significa redução de custos para as empresas. Processos simplificados significam que tempo e dinheiro são liberados para serem investidos em trabalhos mais lucrativos: em vez de preencher planilhas à mão, sua equipe pode se concentrar no trabalho que só humanos podem fazer. Os processos automatizados de ERP também ajudam as empresas a evitar erros humanos que podem levar a atrasos dispendiosos e à duplicação de trabalho que já deveria ter sido realizado.

Maior satisfação do cliente

Quando você pensa em software ERP, você pode pensar em reduzir custos e melhorar o ROI, mas processos aprimorados também podem ajudar as empresas com objetivos de serviço , como pontuação líquida do promotor ou valor da vida do cliente.


Por exemplo, pense em uma empresa de comércio eletrônico enviando pedidos aos clientes. Como esses dados são acessíveis e “visíveis”, a equipe de atendimento ao cliente pode fornecer rapidamente aos clientes respostas definitivas sobre onde estão seus pacotes ou sobre os prazos estimados de entrega.


Se você tiver dados existentes em sistemas mais antigos, poderá transferi-los facilmente usando o cockpit de migração SAP S/4HANA. Ao fazer isso, você pode reunir todos os seus dados em um só lugar e fazer o melhor uso possível deles ao lidar com seus clientes.


A satisfação do cliente é uma pequena parte do cenário do ERP, mas desempenha um papel crítico na construção e manutenção de uma marca. Quando as operações da sua empresa são mais integradas, isso fica evidente na qualidade do atendimento ao cliente. É um aspecto subestimado da integração do ERP e que você faria bem em ter em mente ao adotá-lo em seu local de trabalho. 

Melhor tomada de decisão

O software SAP S/4HANA também pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões. O software fornece às empresas acesso a informações precisas e atualizadas sobre suas operações. Quando gerentes e funcionários podem acompanhar KPIs, como custos de aquisição de clientes, em tempo real, eles podem fazer alterações mais rapidamente em pequenos processos internos e estratégias de negócios gerais e testar os resultados.


Você também pode integrar o SAP S/4HANA com outras soluções SAP para maximizar as operações. Por exemplo, a integração com SAP Ariba pode levar à redução de custos, melhor tomada de decisões em relação ao fornecimento e minimização de riscos. Você também pode melhorar o agendamento de recursos com SAP S/4HANA Asset Management e tomar melhores decisões sobre a realização da manutenção necessária.


Além disso, se sua equipe de marketing investe em um novo empreendimento, como cartões de visita QR para eles e para a equipe de vendas, você deseja ver rapidamente se esse investimento valeu a pena. Com seus dados de vendas e marketing em um só lugar, você pode ver as pessoas chegando ao seu site por meio desses cartões e ver se eles são mais eficazes do que os cartões normais.

 


Desafios do software ERP

É claro que software ERP como SAP S/4HANA pode ser de grande valor, mas implementá-lo em seu local de trabalho traz seus próprios desafios.

Funcionalidade

Um dos principais desafios da implementação de software ERP é que pode ser difícil encontrar um módulo que atenda a todas as necessidades de uma organização. SAP S/4HANA é um sistema complexo com uma ampla gama de módulos, cada um dos quais oferece um conjunto diferente de recursos. Como resultado, pode ser difícil para as organizações encontrar um módulo que atenda a todos os seus requisitos.

Alto custo de implementação

Outro desafio de utilizar qualquer software ERP é o alto custo de implantação do sistema. Implementações de ERP podem ser caras, pois exigem a compra de licenças para cada módulo que será utilizado, além dos custos de contratação de consultores para auxiliar no processo de implantação. Além disso, as organizações também devem levar em consideração os custos de treinamento dos funcionários sobre como usar o sistema. É por isso que é importante definir claramente o business case do SAP S/4HANA com antecedência.


Treinamento

O SAP S/4HANA pode ser complexo de usar, o que pode representar desafios para as organizações. O software foi projetado para grandes empresas e pode ser difícil para organizações menores usar todos os seus recursos. Isso pode levar à frustração dos funcionários e à diminuição da produtividade. É por isso que é importante orçar recursos para integração e documentação adequadas à medida que você implementa o SAP S/4HANA em seu negócio.

Inflexibilidade

Depois que uma organização implementa o SAP S/4HANA, pode ser difícil fazer alterações no sistema, pois isso exigirá trabalho de back-end. Esta inflexibilidade pode representar problemas para organizações que precisam fazer alterações nos seus processos de negócios ou adicionar novas funcionalidades ao sistema. Você pode atenuar isso tendo uma ideia clara de como usará o SAP S/4HANA para promover sua estratégia de negócios com antecedência.

Apoiar

Finalmente, outro desafio de usar um sistema de software ERP é que pode ser difícil encontrar suporte quando surgem problemas. Como pode ser complexo, poucas pessoas fora do departamento de TI de uma organização estão familiarizadas com a sua utilização. Como resultado, pode ser difícil encontrar alguém que possa ajudar a resolver os problemas que surgirem. É por isso que o suporte ao cliente deve ser uma prioridade quando você escolhe um fornecedor de ERP. A SAP oferece muitas opções de ajuda aos clientes, incluindo a Comunidade SAP, onde você pode fazer perguntas e obter respostas de colegas.


Como planejar uma implementação SAP S/4HANA

Implementar o SAP S/4HANA no seu local de trabalho não precisa ser uma tarefa enorme, desde que você planeje adequadamente seguir um processo como este.

Entenda as necessidades do seu negócio

Seria inútil investir em software de rastreamento de e-mail se você não tivesse uma ideia clara do que deseja rastrear. Na mesma linha, você deve definir claramente seus objetivos de negócios antes de adotar algo tão transformacional como um software ERP.

 

Pergunte a si mesmo:

  • Que problemas você está tentando resolver com a implementação do SAP S/4HANA?
  • Quais processos-chave você espera simplificar ou melhorar?
  • Quais metas SMART você deseja alcançar nos próximos três meses? Nove meses? Próximo ano?

Depois de compreender bem as necessidades do seu negócio, você poderá começar a pesquisar como o SAP S/4HANA pode atender a essas necessidades e apresentar argumentos a outras partes interessadas.

Pesquisar

Existem diversas soluções ERP no mercado, por isso é importante pesquisar para encontrar a mais adequada para o seu negócio. Considere fatores como custo, funcionalidade e facilidade de uso ao tomar sua decisão.


Treine seus funcionários

Como acontece com qualquer grande projeto de implementação, como o de um novo CRM ou software de call center virtual , você deve garantir uma transição tranquila para o SAP S/4HANA para que nenhuma produtividade seja perdida. Parte disso é conseguido através do treinamento completo dos principais funcionários que usarão a solução, bem antes de o sistema antigo ser desligado.


O processo de treinamento deve ser completo e abranger todos os aspectos do software, desde a navegação básica até recursos mais avançados e específicos do negócio. Você pode considerar contratar um instrutor ou enviar funcionários para cursos oferecidos pelo fornecedor de software.

Vá ao vivo

Depois que tudo estiver instalado e configurado, é hora de colocar em operação seu software SAP S/4HANA. É quando você começará a usar o software para as operações do dia a dia. Certifique-se de monitorar de perto o desempenho do software e resolver quaisquer problemas que surjam em tempo hábil. Sua nova solução será capaz de mostrar os KPIs que mais lhe preocupam, para que você veja rapidamente onde as coisas estão melhorando e o que ainda precisa ser melhorado.


Utilizando SAP S/4HANA no local de trabalho

Há muitos benefícios em usar o software SAP S/4HANA no local de trabalho, incluindo maior eficiência e comunicação, aumento na satisfação do cliente e redução de custos operacionais. No entanto, também existem alguns desafios associados à implementação de software ERP, conforme abordamos acima. As empresas podem superar estes desafios trabalhando em estreita colaboração com o seu fornecedor SAP.

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